VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ COME

Hoje assistimos, no surf profissional, atletas de alta performance. No circuito mundial, nacionais, regionais, locais… não é raro ver aqueles surfistas que detonam em qualquer tipo de onda. São tempos em que os atletas reúnem mais recursos para melhorar seu desempenho.

Um dos cuidados que estes atletas têm é com a alimentação. Não comem qualquer comida, mas somente, ou quase que exclusivamente, aquilo que ajuda a melhorar o condicionamento físico. De uma certa forma, eles sabem que seu desempenho dependerá, em grande medida, daquilo que se alimenta; sabem que o atleta será aquilo que ele come.

Quando Jesus afirmou “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz” (Mateus 4.4), Jesus não estava receitando uma dieta, mas estava usando uma imagem bem simples de compreender para ensinar algo sobre a vida cristã. Podemos dizer que assim como o desempenho de um atleta está diretamente ligado àquilo que ele alimenta seu corpo, a vida do cristão é vivida de acordo com aquilo que ele alimenta o seu coração; a sua vida.

Uma verdade que não pode ser jamais esquecida é que não existe pessoa cristã e não existe igreja de Jesus Cristo sem a Palavra de Deus; sem o ouvir o que Deus diz nas Escrituras Sagradas.

Que efeito tem a Palavra de Deus? No poder do Espírito Santo, a Palavra de Deus:

  • Sacia a fome do coração com o amor e a graça de Deus;
  • Ensina o caminho para uma vida plena e verdadeira;
  • Faz com aconteça desenvolvimento e maturidade no relacionamento com Deus e com as outras pessoas;
  • Dá estrutura para os cristãos suportarem tempos difíceis como perseguição, sofrimento, doença, dificuldade, econômica, solidão…
  • Fortalece os cristãos para resistir tentações e fugir delas a tempo de não cair;
  • Cura feridas do coração causadas por mágoas, por injustiças sofridas, por pecados cometidos, por traumas, por desilusões, por traição, por falta de perdão…
  • Satisfaz a vida do cristão ao ponto de que ele pode repartir com outros aquilo que sabe a respeito de Deus e que experimenta junto dele;
  • Dá a certeza da vida eterna – o que faz que tudo desta vida ganhe outro sentido, o sentido verdadeiro.

Uma pessoa cristã que não se alimenta da Palavra de Deus é como o atleta que não cuida da alimentação e come qualquer coisa. Seu desempenho é prejudicado. O alvo de sua vida, que, no caso dos cristãos, é glorifica a Deus, não é alcançado.

De que você tem se alimentado? O que você tem visto, ouvido, colocado para dentro da sua mente e deixado ocupar o seu coração? Cuidado, você é o que você come!

Falando de alimento para o corpo, quantas vezes por dia é necessário que você coma? Já dizia meu avô,“saco vazio não para em pé”. E falando de alimento para a vida cristã, como tem sido a sua busca pela Palavra de Deus? “Cristão vazio não para em pé”.

“Jesus respondeu: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” (João 6.35).

 

Por: Marcelo Jung

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *