Um ser Vivente

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente

(Gênesis 2:7; 1 Coríntios 15:45).

Quando Deus criou o reino vegetal, disse: “Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie”. Quando criou os animais que voam, os aquáticos, e por último os terrestres, ordenou: “Produza a água … Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie.

Mas acerca do homem, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1:11-26).

Deixemos que os cientistas discutam o que quiserem acerca da origem das espécies. A Bíblia afirma que Deus criou tudo o que existe, mas que o homem foi criado como um ser diferenciado.

O versículo 7 do capítulo 2 especifica:“O homem foi feito alma vivente”. Este ser (ou alma) vivente é diferente dos animais (v. 20): a matéria, comum ao homem e aos demais seres viventes, recebe aqui um sopro divino especial que lhe dá faculdades diferentes das dos animais, reflexo de certos atributos de Deus. Quando a matéria volta ao pó, o espírito do homem volta a “Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).

O modo como fomos criados espelha a relação peculiar que o Criador quer ter com o homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *