Qual é o teu propósito para 2016?

WNwEsM9X70U

Já estamos vivendo em mais um ano novo… fazem duas semanas que começou. E você, já fez planos para o ano novo? Qual é o teu propósito para 2016?

Sei que cada um tem sua lista de propósitos e tenho certeza que “surfar o máximo possível está na lista”, mas do ponto de vista da fé em Jesus Cristo e da vida cristã, qual seria um bom propósito para 2016?

É certo que devido as atividades diferentes que exercemos, poderíamos pensar em propósitos diferentes de acordo com nossas atividades. Porém, há, nas escrituras, um propósito que podemos ter em comum. Um propósito que pode ser aplicado a todas as nossas atividades.

O encontramos em Colossenses 3.17: Tudo o que fizerem, sejam em palavra ou ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus.
Neste trecho da carta aos Colossenses, temos uma orientação de como se vive a vida a partir da fé em Jesus Cristo, e a orientação desta palavra coloca para a vida do cristão o propósito de fazer as coisas em nome de Jesus!

O que seria fazer as coisas em nome de Jesus?
Dentro do ensinamento bíblico, fazer algo em nome de Jesus tem, pelo menos, três sentidos:
1. Fazer as coisas e viver a vida, como um representante de Jesus Cristo. Não é maravilhoso que Jesus Cristo, pela salvação, nos deu o privilégio de sermos seus representantes? É exatamente isso que significa a palavra “cristão”: um representante de Cristo.

2. Fazer as coisas e viver a vida em obediência a Jesus Cristo. Não há como representar a Cristo sem obediência a sua vontade. Hoje em dia, todo mundo quer Jesus como seu “brother”, mas poucos o querem como seu Senhor. É tempo de lembrarmos que ser cristão não é exigir que Jesus faça o que me agrada, mas é fazer o que agrada a Ele.

3. Fazer as coisas e viver a vida de modo que Jesus Cristo apareça. Representar a Jesus não acontece só no que fazemos ou deixamos de fazer, mas também na manifestação do seu caráter em nós. Salvação em Cristo significa também que Jesus transforma nosso ser e nos conduz na direção de sermos, cada vez mais, parecidos com Ele. Dê uma olhada nas listas do fruto da carne e do fruto do Espírito em Gálatas 5.16-26. O fruto do Espírito descreve o caráter de Cristo e deve descrever o nosso.

Por estes três sentidos, podemos dizer que fazer as coisas e viver a vida em nome de Jesus é o mesmo que honrar a sua pessoa e glorificar o seu nome. E esse propósito todos nós, independente de nossas atividades, podemos colocar como nosso propósito para 2016. Pode-se honrar e glorificar a Deus tanto limpando a casa como dirigindo uma empresa; tanto sendo pastor de comunidade como sendo operário em uma fábrica; tanto sendo surfista profissional como sendo apenas surfista.

Viver assim, não apenas engradece a Jesus Cristo, mas nos faz encontrar a razão de nossa existência. Deus nos criou para sermos conforme a sua imagem e semelhança (Gn 1.27), e nos redimiu para sermos conforme a imagem de seu Filho, Jesus Cristo (Rm 8.29).

Que não vivamos sem propósito ou com o propósito errado, mas vivamos para honrar e glorificar a Deus!

Boas ondas e muitas bênçãos para 2016! Seja abençoado por Cristo e abençoe as pessoas ao seu redor fazendo tudo em nome de Jesus Cristo.

Por: Marcelo Jung

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *