Devemos Viver em Comunidade

Uma das marcas do estilo de vida atual é o individualismo. Isolamento, relacionamentos superficiais, cada um para si e por si.

Por que o Cristão precisa viver em comunidade?

Uma das marcas do estilo de vida dos cristãos é a comunhão. Coletividade, solidariedade, relacionamentos comprometidos, uns pelos outros e uns aos outros… ou como diriam “os mosqueteiros”, “um por todos e todos por um”.

 

Como sabemos que isso é assim?

Pela experiência, onde ela ainda ocorre, em que cristãos se reúnem para estudar a Palavra de Deus, orar, louvar, conviver, carregar as cargas uns dos outros, alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram… onde cristãos caminham juntos no único caminho, verdade e vida, Jesus Cristo.

 

E pelo testemunho bíblico. Já reparou que as imagens bíblicas para a igreja de Jesus Cristo são todas imagens de coletividade?

A própria palavra igreja, em seu sentido original na língua grega (com a qual foi escrito originalmente o NT), descrevia apenas uma reunião de pessoas. A partir da fé em Cristo, é a reunião de pessoas que creem em Jesus Cristo. Mas tem mais: povo de Deus, rebanho de Deus, família de Deus, edifício de Deus, galhos na videira verdadeira, corpo de Cristo.

 

Não existe povo de uma pessoa só, nem rebanho de uma ovelha só, nem família de uma pessoa só, nem edifício de um tijolo só, nem videira de um galho só e nem corpo de um membro só.

Essas imagens, por si só, nos indicam que o propósito de Deus para as pessoas que creem em Jesus Cristo é que vivam em comunidade; que vivam em relacionamento de amor comprometido com outras pessoas que creem em Jesus Cristo; e que se reúnam regularmente para, em conjunto, alimentar a fé e viver o amor, assim como Cristo nos amou.

 

Você que é Surfista de Cristo, já faz parte de uma família espalhada pelo Brasil e pelo mundo. Mas é muito importante que você participe e faça parte de uma comunidade local. Que você tenha encontros regulares com outros cristãos para estudar a Bíblia, orar, louvar, ser ajudado e ajudar. E esta comunidade nem precisam ser de surfistas como você, afinal o que nos une, mais do que o surf, é Jesus Cristo.

 

Se você ainda não tem uma comunidade, procure. Se você já está participando de uma comunidade, continue a participar e a valorize como propósito de Deus para sua vida. E um toque final.

Não procure por uma comunidade cristã perfeita. Por que? Porque você nunca a encontrará nesta vida. Só na eternidade.

 

Por enquanto, basta procurar uma comunidade cristã fiel a Palavra de Deus. Pois, por enquanto, pela fé em Jesus Cristo, somos todos salvos que estão “em obras”. O Espírito Santo está fazendo sua obra em nós. Não está concluída, mas, como diz o apóstolo Paulo, “estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Filipenses_1.6). Até o dia da volta de Cristo Jesus, “sejamos sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.

 

Façamos tudo para conservar, por meio da paz que nos une, a união que o Espírito dá” (Efésios 4.2-3); e “não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia (da volta de Cristo) está chegando” (Hebreus 10.25).

Graça e Paz… e Aloha!

 

Por: Marcelo Jung

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *