Imagem de Deus e Seu reflexo em nós

 

 

Deus criou o homem à sua imagem, conforme à sua semelhança, refletindo uma familiaridade com Ele – E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.– 2Co 3.18. Esse conceito não se refere à natureza física, mas à natureza moral e espiritual.

 

De que maneira somos semelhantes a Deus?

·         Somos capazes de nos comunicar e, assim, podemos abençoar ou maldizer. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.Tg 3.9

·         Somos criativos, e a criatividade nos proporciona alegria e satisfação – Pv 31.13-22

·         Experimentamos emoções e sentimentos. Ansiamos por amizade e companheirismo – Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente – Salmos 16.11  

·         Distinguimos o certo do errado – Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Isaías 6.5  

·         Agimos e somos responsáveis por nossos atos –   Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Jo 3.18

·         Almejamos segui-Lo Jesus confirmou para Maria que assentar-se aos Seus pés era muito importante – Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada – Lc 10.42

Embora o relacionamento íntimo original entre Deus e a humanidade tenha sido rompido pela queda (Gn 3.5-7), Deus tem buscado seus filhos de todas as épocas e enviou Jesus para que pudéssemos nos reconciliar com Ele, tornando-nos seus filhos e filhas, seus herdeiros – Rm 8.14-17. Sua imagem pode ser refletida em nós. Por meio de Cristo, a imagem de Deus volta a entrar em foco, e a glória do Senhor brilha refletindo-se nEle.

 

Diretrizes para o crescimento no Espírito

1.      2Co 3.18 – Refletindo, como espelho tem a conotação de “refletir”, bem como de examinar. Quando contemplamos a glória do Senhor, somos transformados… na mesma imagem pelo Espírito do Senhor. Nós, então, com a glória sempre crescente, refletimos o que contemplamos.

 

2.      Devemos ter determinação de crescer espiritualmente. Tal crescimento é doloroso, pois a pessoa passa por tensão, moldagem e aprimoramento no Espírito Santo. As pessoas espirituais podem tratar impiedosamente quaisquer pensamentos carnais em sua própria mente:

·         Seja moldado pelo Espírito Santo para que as pessoas possam conhecer Jesus através do que elas vêem.

·         Dedique um tempo na “presença de Deus”. Espere e colabore para que o Espírito transforme você à imagem do Seu glorioso Filho.

·         Reconheça a guerra espiritual em sua mente. Prenda qualquer pensamento em relação a Deus. Memorize as Escrituras e medite com “disciplina militar”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *