CHEGANDO AO FINAL…

O final do ano vem chegando. Com ele muitas atividades vão se encerrando. No mundo do surf vamos chegando ao final dos campeonatos, os títulos e as colocações vão se definindo… e em, pouco tempo, acabará o ano. 2016 chegará ao fim.

Estes “finais” nos lembram de outro “final”. Em Romanos 13.11, lemos: Vocês precisam fazer essas coisas (o que havia sido ensinado anteriormente na carta) porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.

Está aí algo que, sendo cristãos, sabemos e cremos: a volta de Jesus está cada vez mais próxima! O dia e a hora já estão marcados. Não sabemos quando será, mas sabemos que cada minuto que passa estamos mais próximos.

Mas, infelizmente, como é fácil esquecermos ou não levarmos em conta esse compromisso da agenda de Deus conosco. A pátria passageira em que vivemos tem se tornado cada vez mais atrativa e tem desviado a atenção dos cristãos. Ainda se anuncia a volta de Jesus Cristo, mas muitos cristãos vivem como se a vida se resumisse ao tempo de nossa existência entre nascimento e morte. A ocupação é somente com os cuidados desta vida – riqueza, conforto, diversão, curtição, vida sem limites… o lance é aproveitar. Deus é importante, mas apenas como alguém que pode conceder vantagens aos cuidados desta vida.

A volta de Jesus Cristo – na sua glória, trazendo seu reino na totalidade – é uma promessa de Deus. E Deus costuma cumprir suas promessas! Não esqueçamos, não fiquemos desatentos. A volta de Jesus está cada vez mais próxima. Estejamos preparados!

Como se dá esse preparo para a volta de Jesus? O trecho de Romanos que lemos acima continua (v.12-14): A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.

Nesta palavra temos uma imagem de oposição: Noite/Trevas vs. Dia/Luz. E o resumo da orientação de preparo para o encontro com Jesus Cristo em sua volta é: abandonem as obras da noite/trevas e pratiquem as obras do dia/luz.

Importante é saber de que luz se está falando aqui. Na bíblia, luz é algo bem específico: Deus é luz (1Jo1.5); Jesus Cristo é luz (Jo8.12); a Palavra de Deus é luz (Sl119.105); os discípulos refletem a luz de Jesus (Mt5.14).

Levando isso em conta, a orientação para os cristãos pode ser entendida assim: Abandonem a noite/trevas que é tudo aquilo que Deus não concorda, tudo o que a Palavra de Deus condena, tudo o que envergonha a Jesus Cristo. E busquem o dia/luz que é tudo aquilo com o que Deus pode concordar, tudo aquilo que a Palavra de Deus aprova, tudo aquilo que engrandece e glorifica a Jesus Cristo.

Sempre que aguardamos a vinda de alguém (um bebê que vai nascer, um amigo ou parente que vem nos visitar) nos envolvemos com o preparo para receber bem. Penso que esse pode ser um filtro que nos ajuda a abandonar as obras da noite/trevas e buscar as obras do dia/luz. Jesus Cristo está vindo! Está cada vez mais próximo! Como quero me encontrar com ele? Com que tipo de obras quero ser encontrado por ele; com obras que ele reprova ou com obras que ele aprova?

Nossa fé e nossa esperança não são apenas verdades que declaramos, são verdades que tem consequências práticas em nosso viver.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; que me segue nunca andará nas escuridão, mas terá a luz da vida.” João 8.12.

 

Por: Marcelo Jung

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *