ATAQUES DE TUBARÕES A HUMANOS AUMENTARAM EM 2015

72cd3f876ad5bdf34fc0ff7fda2968c5_XLUm estudo acaba de apurar que 2015 registou o maior número de ataques de tubarões a seres humanos. De acordo com a The International Shark Attack File um total de 98 casos foram registados o ano passado (mais dez que o anterior máximo que datava de 2000). 

A equipe que trabalhou estes números adiantou que, ao contrário do que se pensa, este número recorde não tem a ver com o aumento da população de tubarões, mas antes com a presença na água cada vez maior de seres humanos. “Com o aumento da população mundial o interesse por atividades aquáticas também sobe. Portanto, devemos esperar que o número de ataques também suba,” pode ler-se no estudo a determinada altura. 

As populações de tubarões são muito reduzidas em várias zonas do planeta, em virtude da pesca excessiva e da perda de habitat, fazendo com que os encontros com humanos sejam cada vez menos. Mesmo assim, as mudanças climáticas são uma das principais causas apontadas para os encontros entre o predadores dos mares e os humanos. 

Na Ilha Reunião, por exemplo, a situação é muito preocupante com sete pessoas a serem mortas nos últimos cinco anos. Num total de 18 ataques, a Austrália regista nove em apenas 12 meses. O Havai registou sete o ano passado, enquanto a África do Sul reporta oito ocorrências entre janeiro e dezembro do último ano. 

Os Estados Unidos voltam a registar o maior número, com 59 ataques a terem lugar durante 2015, sendo que uma boa parte desse número (30) ocorreu na Flórida. 

Veja: https://youtu.be/OjWsy2DwGRU

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *