Protocolo para retomada das Atividades Presenciais da Igreja Cristo Salva MTC

Protocolo para retomada das Atividades
Presenciais da Igreja Cristo Salva MTC:

PROTOCOLO DE RETOMADA – Atualizado em 01/10/2020

1 – DATA DE REABERTURA:
– 04 de outubro de 2020.

2– CULTOS QUE RETORNARÃO AO PRESENCIAL:
– Domingos às 11h e as 18hs;
– Domingo às 18h – Ministério de Adolescentes – Eu Tô Ligado.

3 – CAPACIDADE MÁXIMA DE PESSOAS PRESENTES:
– 70 membros espectadores na nave;
– 25 adolescentes espectadores no salão do CRI;
– 6 líderes responsáveis pelos cultos de adolescentes no salão do CRI;
– A equipe de louvor, técnica, assistentes e voluntários estará limitada a 20 pessoas por culto na nave;

4 – RESPONSÁVEIS PELAS ESCALAS:
– As escalas dos auxiliares serão feitas pelos responsáveis da Equipe de Contingência;
– Responsável pela Equipe Técnica – Alex.
– Responsável pela Equipe de Louvor – Pastora Celmara;

5 – ÁREAS DA IGREJA ENVOLVIDAS NA ABERTURA:
– Recepção;
– Nave;
– *CRI – será utilizado somente nos cultos de domingo à noite pelo Ministério de adolescentes Eu Tô Ligado (ETL).

6 – ÁREAS DA IGREJA ISENTAS DE ABERTURA:
– Café CRISAL;
– Berçário;
– Banheiros – serão utilizados SOMENTE em casos de necessidade;
– *CRI – não poderá ser utilizado pelas crianças;

7 – PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DAS REUNIÕES:
– Ter idade entre 12 e 59 anos;
– Não pertencer a qualquer grupo de risco;
– Não vir a reunião apresentando quaisquer sintomas – febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais.
– Não vir a reunião caso algum familiar próximo ou pessoas de sua convivência estejam apresentando os sintomas da COVID – 19;
– Não vir a reunião caso algum familiar próximo ou pessoa de convivência teste positivo para COVID -19;
– Se estiver cumprindo com a quarentena, ainda que sem sintomas, não comparecer aos cultos;

8 – PROTOCOLO DE ENTRADA:

REFERÊNCIA DE TEMPERATURA MÁXIMA PARA ENTRADA NO PRÉDIO: 37,4°

A) ENTRADA DA EQUIPE:
– A equipe deverá se apresentar com 1 (UMA) HORA DE ANTECEDÊNCIA;
– Todos precisam estar usando máscara em todo o tempo;
– Ao chegarem na recepção, todos terão sua temperatura aferida antes de iniciarem suas atividades como condição de participarem da reunião;
– O tapete sanitizante estará disponível na entrada da igreja e deverá ser utilizado por todos da equipe;
– A equipe e os pastores estão isentos da necessidade de inscrição para os cultos que estiverem escalados;

B) ENTRADA DOS MEMBROS:

– Os membros deverão se apresentar 15 minutos antes do início do culto;
– Todos deverão efetuar a sua inscrição pelo aplicativo da ICSMTC para fim de registro quantitativo;
– Todos precisam estar usando máscara em todo o tempo;
– Ao chegarem na recepção, todos terão sua temperatura aferida antes de iniciarem suas atividades como condição de participarem da reunião;
– O tapete sanitizante estará disponível na entrada da igreja e deverá ser utilizado por todos os membros;

C) ENTRADA DOS ADOLESCENTES – ETL:

– Todos os adolescentes deverão se apresentar 15 minutos antes do início do culto;
– Todos deverão efetuar a sua inscrição pelo aplicativo da ICSMTC para fim de registro quantitativo em uma aba exclusiva para o culto de adolescentes;
– Todos precisam estar usando máscara em todo o tempo;
– Ao chegarem na recepção, todos terão sua temperatura aferida antes de iniciarem suas atividades como condição de participarem da reunião;
– O tapete sanitizante estará disponível na entrada da igreja e deverá ser utilizado por todos;

LOCAL DE ENTRADA: Av. Jamaris.

9 – PROTOCOLO DE ATIVIDADES (EQUIPE):

RECEPÇÃO: Ao entrar na igreja, o membro da equipe deverá fazer uso do tapete sanitizante, prosseguindo para a recepção. Após isso, será obrigatória a aferição da temperatura corpórea pelo pulso ou pela testa. Depois desse processo, antes de entrar na nave, o membro deverá obrigatoriamente higienizar suas mãos com álcool em gel, disponibilizados em 2 totens com acionamento pelos pés.

NAVE: o voluntário deverá seguir para seu posto de atividades, mantendo sempre a prudência do distanciamento social;

INÍCIO DO CULTO:

1. EQUIPE DE LOUVOR:

– A equipe de louvor ficará RESTRITA às cadeiras localizadas nas laterais do altar durante todo o culto.
– Em caso de necessidade, os banheiros ao fundo do altar poderão ser utilizados;
– Todos os membros participantes deverão manter suas máscaras constantemente. A exceção só é valida para os ministros que estiverem cantando, e só durante o momento do louvor.
– A equipe precisa evitar ao máximo o trânsito para os fundos da nave da igreja;
– A comunicação com a equipe técnica será efetuada, como de costume, através de um microfone com canal direto.

2. EQUIPE TÉCNICA:

– A equipe técnica ficará restrita aos fundos da nave, para coordenação do culto e das transmissões;
– O trânsito pela nave da igreja poderá ser feito normalmente durante os ensaios. A partir do momento em que o culto der início, isso ficará restrito a equipe de filmagem ou casos de eventual problema técnico;
– Uso de máscara também obrigatório.

3. ASSISTENTES:

– Os assistentes deverão estar dispostos em suas respectivas posições, devidamente IDENTIFICADOS, a fim de auxiliarem em quaisquer necessidades.
– Uso de máscara obrigatório;

4. ASSISTENTES NA RECEPÇÃO:

– Além do uso de máscara, todos os auxiliares que trabalharão na recepção, aferindo a temperatura e fazendo a conferência de inscrição, deverão fazer uso do FACE SHIELD OBRIGATORIAMENTE.
– Máscaras descartáveis estarão disponíveis na igreja e poderão ser entregues aos membros ou equipe APENAS em casos de urgência.

10 – PROTOCOLO DE ATIVIDADES (MEMBROS):

RECEPÇÃO: Ao entrar na igreja, o membro deverá fazer uso do tapete sanitizante, prosseguindo para a recepção. Ali, ele deverá entregar o seu comprovante de inscrição na reunião para o voluntário responsável. Uma vez o comprovante validado, será obrigatória a aferição da temperatura corpórea pelo pulso ou pela testa. Depois desse processo, antes de entrar na nave, o membro deverá obrigatoriamente higienizar suas mãos com álcool em gel, disponibilizados em 2 totens com acionamento pelos pés.

NAVE: todos os membros deverão seguir para os lugares disponíveis na nave, respeitando as demarcações do chão e as sinalizações de distanciamento social.

INÍCIO DO CULTO: é importante que durante o culto todos os membros continuem fazendo uso de máscaras, mantendo a prudência da posição estabelecida. Todas as dúvidas e necessidades podem ser apresentadas para os auxiliares dispostos pela nave da igreja, como por exemplo quanto ao uso de banheiros e água.

10.1 – PROTOCOLO DE ATIVIDADES (ADOLESCENTES – ETL):

RECEPÇÃO: Ao entrar na igreja, o adolescente deverá fazer uso do tapete sanitizante, prosseguindo para a recepção. Ali, ele deverá entregar o seu comprovante de inscrição na reunião para o voluntário responsável. Uma vez o comprovante validado, será obrigatória a aferição da temperatura corpórea pelo pulso ou pela testa. Depois desse processo, é obrigatório fazer a higienização das mãos com álcool em gel, disponibilizados em 2 totens com acionamento pelos pés.
Seguido esse protocolo, os adolescentes participantes da reunião deverão seguir pela lateral da recepção, na porta branca a direita que estará sinalizada. De lá, seguirão para o salão do CRI para suas atividades.

SALÃO DO CRI: é de extrema importância que todos os participantes cumpram com os direcionamentos de distanciamento social e respeitem as demarcações dos lugares que foram pré-estabelecidas. Todas as dúvidas poderão ser tiradas com os líderes responsáveis que estarão à disposição.

RECOMENDAÇÃO: é recomendado que tanto membros como equipe tragam garrafas com água de suas casas para consumo próprio durante o culto – lembrando sempre que nada será vendido no CRISAL.

11 – PROTOCOLO DE SAÍDA:

A saída de todos os participantes deverá ser efetuada pelo antigo estacionamento, na lateral esquerda da nave. Isso será sinalizado após o culto pelos assistentes, que farão a condução de modo organizado.
A permanência na igreja ou no estacionamento NÃO SERÁ PERMITIDA após o culto para NENHUM membro.
Será orientado de púlpito que os membros não façam aglomerações na rua da Igreja após os cultos.

ADOLESCENTES: todos os adolescentes farão uso da mesma saída que os membros participantes do culto realizado na nave. No entanto, a liberação deles se dará por último, após a saída do resto da Igreja.

12 – PROTOCOLO PARA DÍZIMOS E OFERTAS:

– A máquina de cartão estará protegida por plástico-filme e deverá ser higienizada a cada uso, por álcool 70°. A máquina ficará no fundo da nave, sob supervisão de um dos assistentes.
– Os assistentes dispostos na nave da igreja serão os responsáveis pela entrega e coleta dos envelopes.

13 – PROTOCOLO PARA REALIZAÇÃO DA CEIA:

– Os elementos (pão e suco) serão entregues de modo individualizado na entrada da nave, nos cultos de domingo as 11h e 18h correspondentes ao dia de santa ceia – primeiro domingo de cada mês.
– Sendo assim, teremos ceia presencial na data de abertura – 04/10/2020, em ambos os cultos.

14 – PROTOCOLO DE LIMPEZA APÓS AS REUNIÕES:

– A equipe de limpeza inclui todos os voluntários escalados para o culto em questão.
– A limpeza deverá ser feita após a saída de todos os membros, e deverá seguir o seguinte protocolo:
– Todas as cadeiras deverão ser higienizadas com álcool 70° e papel interfolha.
– O chão deverá ser limpo com pano e solução de hipoclorito de sódio 2% diluído em água. A concentração é de 20 ml de hipoclorito para 1 litro de água. O hipoclorito corresponde a água sanitária certificada pela ANVISA, sem perfume ou corantes.
– Todos que estiverem envolvidos na higienização deverão portar luvas descartáveis.
– Toda a aparelhagem de som deverá ser higienizada, incluindo os microfones. Isso será realizado pela equipe técnica conforme orientações já previstas.

A limpeza deverá ser realizada após todas as reuniões.

15 – INSCRIÇÕES:

– Todos os membros deverão realizar as inscrições nos cultos pelo aplicativo da ICSMTC.
Ali eles encontrarão as abas respectivas para os cultos da manhã, da noite e do ETL (Eu Tô Ligado);
– A equipe de voluntários escalados e pastores não precisa apresentar comprovante de inscrição;
– É importante destacar que as vagas disponíveis para inscrição seguirão a capacidade máxima já descrita nesse protocolo;
– É pré-requisito que os membros participantes estejam cientes das orientações e cumpram com o combinado;

É importante salientar que os cultos continuarão sendo transmitidos via https://www.youtube.com/cristosalvamtc ou o Facebook da Igreja Cristo Salva MTC. Os cultos às terças-feiras e quintas-feiras serão transmitidos exclusivamente on-line. Todas as atividades, como os conectes e trabalhos destinados ao CRI, também continuarão de modo remoto.

Atenciosamente.
Igreja Cristo Salva – MTC.